quarta-feira, 11 de agosto de 2010

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA


A adequação e integração da prática pedagógica com a tecnologia requerem uma nova postura do professor frente aos seus alunos. É importante que o professor perceba que o seu papel no processo educativo mudou, pois ele deixa de ser um transmissor ou detento do saber para ser um mediador na construção do conhecimento.
Para que esta integração aconteça de forma positiva e eficaz é necessário que o professor busque conhecimento de como lidar com as TICs, compreendendo este mundo virtual e tecnológico que se desenvolve vertiginosamente. A partir do momento que o professor torna-se apto a manusear estas ferramentas, vai compreender como utilizá-las no seu dia a dia para promover situações de aprendizagem, pois as crianças e adolescentes são fascinados pela tecnologia.
O uso das mídias e da tecnologia deve proporcionar situações didáticas significativas que estimulem à pesquisa, a investigação, a reflexão, a análise, a síntese, a fim de que o aluno transforme as informações em conhecimento. É importante, ainda, que o professor possibilite que o aluno produza o seu próprio material: um vídeo, um Power Point, um Movie Maker, um texto, uma releitura de um filme ou de um programa de televisão.
Além disso, o trabalho em equipe deve ser estimulado, pois um aprende com o outro. Nesta interação há troca de experiências e saberes, pois um trabalho desenvolvido de forma colaborativa reflete numa aprendizagem prazerosa.
O trabalho com projetos vai fazer com que o professor aprenda a fazer um trabalho dinâmico, interdisciplinar, inovador, criativo através do uso da tecnologia e das mídias, levando o aluno a valorizar a presença daquele que além de ensinar, também aprende.
Segundo José Manuel Moran “O educador autêntico é humilde e confiante. Mostra o que sabe e, ao mesmo tempo está atento ao que não sabe, ao novo. Mostra para o aluno a complexidade do aprender, a sua ignorância, suas dificuldades. Ensina, aprendendo a relativizar, a valorizar a diferença, a aceitar o provisório. Aprender é passar da incerteza a uma certeza provisória que dá lugar a novas descobertas e a novas sínteses.” A escola cumprirá o seu papel quando tiver a quase totalidade de professores que tenham esta postura.

Um comentário:

  1. Oi, Marli!!!
    Sou uma exploradora dos 7 mares
    (apaixonada por mídias). Cheguei aqui,
    por acaso e gostei muito do que vi.
    Precisamos de pessoas como vc,
    criativas e bem ligadas a educação.
    Pois a escola é feita pelas pessoas
    Que dela participam no dia a dia.
    Escola, educação só combina com vida e
    essa que rola fora dos muros da escola ´
    é linda.
    Vou fazer novas incursões por aqui.
    Sucesso,
    Rosane Cardoso!!!

    ResponderExcluir