Segundo José Moran “Uma educação inovadora se apóia em um conjunto de propostas com alguns grandes eixos que lhe servem de guia e de base. As tecnologias favorecem mudanças, mas os eixos são como diretrizes fundamentais para construir solidamente os alicerces dessas mudanças.
As bases ou eixos principais de uma educação inovadora são: o conhecimento integrador e inovador, o desenvolvimento da auto-estima/autoconhecimento, a formação do aluno-empreendedor, a construção do aluno-cidadão.
São pilares que, com o apoio das tecnologias, poderão tornar o processo de ensino-aprendizagem muito mais flexível, integrado, empreendedor e inovador.”
Atualmente o professor tem autonomia para oferecer ao aluno um conhecimento integrador e inovador, pois antes os educadores estavam totalmente atrelados a currículos pré-estabelecidos.
É necessário, também, que sejam propostas ao aluno atividades que desenvolvam a auto-estima e a confiança. Temos que transformar nossas aulas em espaços em que o aluno não tenha medo de expor suas ideias e conceitos, mas seja motivado a apresentar suas opiniões. Muitas crianças e adolescentes trazem uma história de vida tão sofrida e veem no professor uma pessoa em que podem confiar.
Além disso, uma educação inovadora que estimule a pesquisa, as iniciativas, os planejamentos e os projetos colabora para a formação do aluno empreendedor.
E finalmente, alicerçados nos pilares propostos com Moran a escola cumprirá o seu papel formando o aluno-cidadão. Este aluno fará a diferença na sociedade, pois terá aplicará seus valores éticos, valorizando a comunicação e o relacionamento com o outro.
“Só as tecnologias não dão conta desta nova pedagogia, desta nova postura necessária para uma educação inovadora. Mas, pressupondo estas bases, as tecnologias facilitam e muito esta inovação.” (Moran)
As bases ou eixos principais de uma educação inovadora são: o conhecimento integrador e inovador, o desenvolvimento da auto-estima/autoconhecimento, a formação do aluno-empreendedor, a construção do aluno-cidadão.
São pilares que, com o apoio das tecnologias, poderão tornar o processo de ensino-aprendizagem muito mais flexível, integrado, empreendedor e inovador.”
Atualmente o professor tem autonomia para oferecer ao aluno um conhecimento integrador e inovador, pois antes os educadores estavam totalmente atrelados a currículos pré-estabelecidos.
É necessário, também, que sejam propostas ao aluno atividades que desenvolvam a auto-estima e a confiança. Temos que transformar nossas aulas em espaços em que o aluno não tenha medo de expor suas ideias e conceitos, mas seja motivado a apresentar suas opiniões. Muitas crianças e adolescentes trazem uma história de vida tão sofrida e veem no professor uma pessoa em que podem confiar.
Além disso, uma educação inovadora que estimule a pesquisa, as iniciativas, os planejamentos e os projetos colabora para a formação do aluno empreendedor.
E finalmente, alicerçados nos pilares propostos com Moran a escola cumprirá o seu papel formando o aluno-cidadão. Este aluno fará a diferença na sociedade, pois terá aplicará seus valores éticos, valorizando a comunicação e o relacionamento com o outro.
“Só as tecnologias não dão conta desta nova pedagogia, desta nova postura necessária para uma educação inovadora. Mas, pressupondo estas bases, as tecnologias facilitam e muito esta inovação.” (Moran)
Olá, Rosangela.
ResponderExcluirOuvir e valorizar a produção do discente, é muito importante.
Abraço,
Dálma
Ó, Rosângela,
ResponderExcluirFiquei muito chateada com a troca de nomes
que fiz no primeiro post; toca telefone; chama
filho de um lado, e secretária do outro, já viu.
Querida, só percebi da troca quando fui escrever
o comentário desse post. Perdoa, tá.
Mas, voltando ao que era central quando abri essa
abordagem... Os trabalhos do Moran, que ora relembras,
trazem muita luz ao nosso fazer na sala de aula e
permite repensarmos nossas práticas. Assim, é com propriedade
que ele nos alerta sobre o papel determinante, que nós,
professores, desempenhamos junto aos nossos estudantes
quando promovemos qualquer atividade pedagógica mediada
por tecnologias, pois só as mídias não poderão fazer a tão
sonhada transformação da educação.
A cada ação podemos ou não potencializar a criticidade,
expressão e autoria de nossos estudantes, pois as ferramentas
estão postas e são de domínio deles.
Até breve,
Rosane!!!
Olá colega Rosângela!
ResponderExcluirEspírito empreendedor e inovador è o forte do momento em que vivemos. Com as tecnologias à disposição, o professor precisa descruzar os braços e ir em busca do novo.Este é o nosso desafio! Um abraço,
Rosãnia